Site não é Apenas um Cartão de Visita Online da sua Empresa

site

site

O objetivo deste artigo é explicar a real importância de um site. Principalmente se você deseja utilizar das estratégias de marketing digital.

De fato muitos definem um site apenas como um “cartão de visita online”. Porém ele é muito mais do que isso. Além disso, um erro muito comum, principalmente entre micro empreendedores é achar que as redes sociais podem substituir um site.

Certamente ter um site hoje é de suma importância, seja o seu negócio físico ou online. Pelo fato do site ser o primeiro passo no inicio de qualquer trabalho de presença online. Além de ser uma ferramenta fundamental.

Mais até do que as redes sociais, que são apenas mídias secundárias. Cujo objetivo é bem diferente de um site.

As redes sociais não substituem um site

A priori o objetivo das redes sociais é distribuir conteúdo. Sendo assim primeiramente você deve ter um objetivo para isso. Posteriormente elaborar um bom planejamento e assim definir as melhores estratégias.

Então uma estratégia que muitos empreendedores definem é a seguinte: Criar uma página no Facebook e Instagram, e depois postar constantemente ofertas com links de afiliados. Ou então de sua página de vendas.

Certamente esta é uma estratégia que funciona, se muito bem elaborada. Porém ela é muito trabalhosa e pode exigir muito investimento. Por isso não é tão interessante, principalmente se visa uma estabilidade no seu negócio em longo prazo.

Tudo isso por conta dos algoritmos das redes sociais. Pois eles tendem a limitar cada vez mais o alcance das publicações. Ou seja, mostrar sua publicação para cada vez menos pessoas, com o objetivo que você pague para aparecer.

Se você deseja saber como utilizar as redes sociais de forma profissional, temos um artigo aqui que pode lhe ajudar.  Para ler depois clique aqui.

Então por onde devo começar?

O primeiro passo é criar o site da sua marca ou empresa. Posteriormente você utiliza as redes sociais para promover o conteúdo de dentro do seu site. Além disso, dentro do seu site você divulga as redes sociais.

Certamente você já deve ter se perguntado como conseguir mais seguidores. Então aqui está a resposta, promova suas redes sociais no seu site, e vice versa.

Mas caso você tenha um negócio físico, pode ir além. Divulgando ambos em panfletos, cartões de visita, no seu banner ou mesmo em um belo grafite. Muitos negócios locais já fazem isso, e conseguem bons resultados.

Principais motivos para criar um site agora

Então vamos aos motivos para começar a trabalhar agora. Antes mesmo de pensar na estrutura dele em si.

Posicionamento

Ao criar seu site, você trabalha o seu posicionamento, sua identidade visual, missão, visão e valores. Tudo isso através de conteúdos em textos, imagens e vídeos.

Lembrando que todo conteúdo que você produzir será seu. Diferentemente do conteúdo que se produzir direto para o Facebook, por exemplo.

Tráfego  

Este sem dúvida é um dos principais motivos. Gerar tráfego para o seu negócio online e físico também.

Pois criando conteúdo é possível promover seu site de forma orgânica. Através de termos e palavras chaves que orbitam o seu mercado. Desta forma as pessoas o encontram no Google, por exemplo. Sim, falamos de SEO de uma forma que todos possam entender.

Oferta

Certamente ofertar o seu produto ou serviço dentro do seu site é muito mais eficaz.

Pois ali você consegue chamar a atenção do seu cliente, com toda sua identidade. O que ajuda a gerar o interesse no mesmo. Pois dentro de um site bem trabalhado, com conteúdo, é mais fácil também criar o desejo. Sendo assim, este é o melhor cenário para se fazer uma chamada para ação.

Promoção

Sem dúvida promover o seu site é necessário. Com ele bem estruturado, com informações que agregam valor a sua marca, produto ou serviço é hora de promover.

Sendo assim, espalhe o link do seu site. Nas suas redes sociais, panfletos, cartões, brindes promocionais. Além disso, atualizando o seu site semanalmente ou quinzenalmente, você pode trabalhar com e-mail marketing.

Então tenha em mente que promover o seu site, é o mesmo que promover seu negócio e seus produtos e serviços simultaneamente.

Considerações finais

Então como pode ver, um site é muito mais que um mero cartão de visita online. Atualmente ele é uma ferramenta fundamental para qualquer negócio, online ou físico.

Por fim, vamos a um case de sucesso que mostra exatamente tudo o que falamos aqui. Que é o site da loja Marisa.

Nele a loja consegue reforçar muito bem o seu posicionamento. Além disso, trabalha bem suas constantes ofertas de novidades e de datas sazonais. Note que o site acaba sendo uma extensão da loja física, pois boa parte dos produtos e serviços podem ser adquiridos no site.

Também é possível comprar nele e retirar na loja. Esta é uma tendência, muitas lojas já trabalham com esta possibilidade.

Outro ponto importante é que dentro do site, tem um link que direciona para o blog da loja. Uma área com conteúdo muito relevante para o seu público, com dicas de moda, beleza e bem estar.

Isso tudo é conteúdo, que também é enviado em uma bela campanha de e-mail marketing. Pois a Marisa é uma empresa que se destaca na qualidade das campanhas. Sempre com conteúdo relevante, além de um layout muito bonito.

Conclusão

Então com as informações que viu aqui, você já consegue ter uma visão mais ampla de um site.

Além de como ele é utilizado como ferramenta para trabalha na imagem e posicionamento da sua marca ou negócio. Lembrando que ele pode ser físico ou online, haja vista o case que mostramos da Marisa, que poderíamos citar muito mais pontos.

Mas vamos seguir com uma série de artigos trazendo este tema. Então fique atendo.

Sendo assim, pegue um papel e uma caneta e comece a planejar agora mesmo o seu site. Lembrando que o seu feedback é muito importante, então deixe seu comentário, dúvida ou sugestão de tema.

Posted in MKT Digital and tagged , , , , , , , .

Publicitário, blogger e produtor de conteúdo web desde 2014. Certificado em SEO e MKT de conteúdo.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *