Redes Sociais: Como utilizá-las de Forma Estratégica para Obter Resultados

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Redes Sociais

As redes sociais são ferramentas indispensáveis para qualquer negócio, seja ele físico ou online. Por isso neste artigo iremos mostrar como utilizá-las de forma estratégica, para aumentar seus resultados.

Porém antes é importante definirmos aqui “resultados”. Pois muitos focam apenas em vendas e no resultado financeiro, e isso em partes é um erro. Devido à venda em si ser a última etapa de um processo.

Além disso, antes de buscar um resultado, você deve definir um objetivo e uma meta. Sendo assim alguns dos objetivos podem ser:

  • Tráfego
  • Engajamento
  • Posicionamento
  • Construção de Público
  • Branding

Quando falamos “meta” nos referirmos a tempo e quantidade. Por exemplo, em 30 dias 10mil visitas no site. Isso é uma meta definida.

Agora se você já tem um negócio físico ou online, é importante considerar algumas possibilidades. Principalmente se já atua nas redes sociais, independente da quantidade de seguidores e engajamento.

Talvez você já esteja tendo resultados 

Possivelmente você já tenha criado uma pagina da sua empresa no Facebook. Ou então uma conta no Instagram. Além disso, algumas informações sobre o seu negócio já foram adicionadas nestas redes sociais. Sendo assim, os primeiros passos já foram dados.

Certamente só isso não é o suficiente para alcançar objetivos definidos. Porém já o faz presente nas sociais, pois já o torna “encontrável” digamos assim.

Então vamos a um exemplo de resultado.

Digamos que um cliente do seu restaurante recomendou sua feijoada para um amigo. Porém no meio do caminho, este amigo se lembra do nome do restaurante, mas esquece o endereço dele.

Então ele abre o Instagram, onde já tinha visto uma foto da “feijuca” de dar água na boca. E logo na descrição do perfil ele encontra o endereço.

Pelo fato deste ser um resultado indireto, muitas das vezes é ignorado e até menosprezado. Principalmente em pequenos negócios locais.

Como utilizar as redes sociais de forma estratégica

Objetivo  

Certamente toda estratégia parte de um objetivo, porém todo objetivo parte de um problema. Sendo assim, não existe uma única estratégia para tudo. Ou então uma “receita” que irá alavancar todos os seus resultados.

Ciente disso, para definir o seu objetivo, analise qual problema deseja resolver. Em seguida pense em algumas soluções, e onde deseja chegar.

Meta

Conforme dito no inicio meta é um termo utilizado para definir tempo e quantidade. Então definido o objetivo, você deve responder as seguintes perguntas.

Quando? (Em quanto tempo deseja o que pretende)

E

Quanto? (A quantidade que deseja)

Atenção! Seja realista, estude bem tudo que terá que ser feito diariamente. Além disso, como será feito, considerando suas limitações e fatores relacionados ao macro e micro ambiente do seu negócio.

Estratégia

Então agora sim, podemos falar de estratégia. Pois uma estratégia parte de um planejamento feito com base em dados e informações. Tais como objetivos e metas, ambos geram relatórios importantes.

Por fim, com base nisso se define uma estratégia, ou seja, uma série de ações a serem tomadas.

Dicas básicas para utilizar as redes sociais profissionalmente

Muito se fala sobre algoritmos quando o assunto é internet e redes sociais. Mas é importante ter em mente, que você deseja se comunicar com pessoas.

Ciente disso, todo o conteúdo que for produzir, pense na reação das pessoas ao consumi-lo. E não nos algoritmos, pois isso fará toda a diferença no final.

Frequência

A frequência de publicações é algo importante para obter resultados em qualquer rede social.

Então vamos a FAQ:

Sendo assim, qual é a frequência ideal?

R: A frequência ideal é aquele que você conseguir produzir, sem sair da estratégia e sem perder a qualidade. Pois postar só por postar é perda de tempo e energia.

Devo criar uma conta em todas as redes sociais?

R: Não, somente na que tiver maior relevância para o seu público alvo. Isso é decido de forma estratégica também.

Mantenha o foco na conversão e não na atenção

Certamente gostamos muito de curtidas, comentários e da repercussão das redes sociais. Porém manter o foco na atenção, ao ponto de utilizá-la como combustível é perigoso.

Principalmente se deseja utilizar as redes sociais com fins profissionais.

Portanto mantenha sempre o foco no resultado final, ou seja, na conversão. Que no caso é o objetivo que definiu inicialmente.

É provável se estiver começando agora, que acredite na seguinte afirmação: Quanto mais seguidores, mais convenções. Pode acreditar, não é bem assim e tampouco simples assim.

As mídias digitais são ferramentas de distribuição de conteúdo

Com certeza é de estrema importância que estenda isso. As redes sociais servem para distribuir conteúdo que você produz fora dela. Não construa sua audiência apenas nas redes sociais.

Sendo assim o ideal é que crie um site. Ou mesmo seu próprio e-commerce e utilize as redes sociais para divulgar seu conteúdo.

Dessa forma você se assegura das mudanças constantes das redes sociais. O mesmo serve para negócios físicos.

Um exemplo clássico é do Facebook. Que no passado chegou a ter 80% de alcance nas publicações orgânicas, e hoje gira em torno de menos de 1%.

Isso quer dizer que. Se você tem uma página da sua empresa com 10mil pessoas, e faz uma publicação. Possivelmente umas 100 pessoas irão ver. Caso queira aumentar este alcance, terá que pagar.

Considerações finais

Então neste artigo você viu a importância das redes sociais. Além disso, como criar um objetivo, definir metas, para que assim elabore estratégias. A fim de alcançar seus resultados, pois este é caminho.

Este é o primeiro de uma série de artigos relacionados a redes sociais. O objetivo é que você sempre saia daqui com algo para colocar em prática, soluções concretas.

Por isso seu comentário, dúvida ou sugestão de tema é muito importante para nós. Sendo assim deixe seu comentário aqui ou em nossas redes sociais.

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Publicitário, blogger e produtor de conteúdo web desde 2014. Certificado em SEO e MKT de conteúdo.

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